Artes
Lygia Clark (Belo Horizonte, 23 de outubro de 1920 - Rio de Janeiro, 25 de abril de 1988) foi um brasileiro artista mais conhecida por sua pintura e instalação de trabalho. Ela freqüentemente era associada com a Empresa Brasileira movimentos Construtivista dos meados do século 20 e a Tropicália movimento. Mesmo com as mudanças na forma como ela se aproximou dela arte, ela não muda muito do seu construtivista raízes. Junto com artistas brasileiros Hélio Oiticica, Ivan Serpae Lygia Pape, Clark co-fundador do movimento concretista arte-Neo. O neo-concretistas acreditavam que a arte deveria ser subjetivo e orgânico. Ao longo de sua trajetória, Clark descobriu maneiras para os freqüentadores do museu (que mais tarde seria conhecido como "participantes") para interagir com obras de arte dela. Ela procurou redefinir a relação entre arte e sociedade. Clark trabalha tratadas com a vida e sentimentos internos.
E
Nelson Leirner (São Paulo, 16 de janeiro de 1932) é um pintor, desenhista, cenógrafo, professor,realizadorde happenings e intala -ções de brasilero . É filho de Isai Leirner, que foi diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo e fundador da Galeria de Arte da Folha e do Prêmio Leirner de Arte Contemporânea), e de Felícia Leirner, escultora; irmão de Giselda Leirner, desenhista; tio de Sheila Leirner, crítica de arte.
LYGIA CLARK
Lygia Clark (Belo Horizonte, 1920 – Rio de Janeiro, 1988) inicia seus estudos artísticos em 1947, no Rio de Janeiro, sob a orientação de Roberto Burle Marx e Zélia Salgado. Em 1950, Clark viaja a Paris, onde estuda com Arpad Szènes, Dobrinsky e Fernand Léger. Nesse período, a artista dedica-se à realização de estudos e óleos tendo escadas e desenhos de seus filhos como temas. Após sua primeira exposição individual, no Institut Endoplastique, em Paris, no ano de 1952, a artista retorna ao Rio de Janeiro e expõe no Ministério da Educação e Cultura.
Lygia Clark é uma das