Artes visuais
INTRODUÇÃO
“Os valores da arte são entendidos como ferramentas para uma maior compreensão do mundo.”
OBJETIVO GERAL
Um dos principais objetivos do trabalho com artes, ao meu ver, é dar a oportunidade às crianças de transformarem seus olhares. Tanto os olhares para a arte em si, como para o mundo. Educar para a sensibilidade. É ter a possibilidade de se manifestar através de sua própria produção, compreendendo mais sobre si mesmo e sobre o mundo em que está inserida. Formando pessoas com visão crítica e consciente de sua realidade, para nela atuar como agente transformador.
Diante dos desafios do dia-a-dia, muitas situações surgirão e nortearão o trabalho com as crianças, situações essas que considero fundamental e de grande importância como: respeito, cooperação, colaboração, companheirismo, solidariedade, compreensão, responsabilidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver habilidades nas linguagens artísticas, relacionando conhecimentos sobre os materiais e os procedimentos para dar expressão às suas idéias e aos seus projetos. É importante que as crianças compreendam quais técnicas são mais adequadas aos trabalhos que pretendem realizar, com qual linguagem se identificam melhor e de que maneira possam dar andamento ao seu aprendizado pessoal. Tudo isso alimentado pelas interações significativas que o aluno realiza com aqueles que trazem informações pertinentes para o processo de aprendizagem (outros alunos, professores, artistas), com fontes de informações (obras, trabalhos dos colegas, reproduções, mostras, apresentações) e com seu próprio percurso de criador. O aluno, em situações de aprendizagem, precisa ser convidado a se exercitar nas práticas de aprender a ver, observar, ouvir, atuar, tocar, experimentar e refletir sobre elas.
• Resgatar sua história de vida. Com as oficinas oferecidas poderão traçar através das variadas formas de expressão artística, sua trajetória da sua família, da comunidade onde