Artes visuais licenciatura
Série: 6º Ano Turma: A Bimestre: 4º (quarto) Total de aulas: 3 - C.H. Total: 3h
1º Aula:05/10/2012 (Sexta-feira) – 2º tempo (13h50 ás 16h40) 6ºA
2º Aula:08/10/2012 (Segunda-Feira) - 3º tempo (14h40 às 15h30) 6ºA 3º Aula:15/10/2012 (Segunda-feira) – 3º tempo (14h40 às 15h30) 6ºA
CONTEÚDO:
Arte Bizantina.
Características e obras de arte bizantina.
OBJETIVO:
Identificar através de apreciações estéticas as principais características das manifestações e produções dentro da Arte Bizantina.
Reconhecer as características da Arte Bizantina.
METODOLOGIA:
1º AULA
1º - Apresentar-se para a turma explicando como será o decorrer das aulas, e expor o conteúdo a ser trabalhado.
2º - Entregarei um texto para cada aluno, contendo as principais características da Arte Bizantina, onde os alunos terão um tempo 3 minutos para lerem individualmente, para em seguida começar a leitura com a turma, selecionarei 1 para ler um parágrafo e outro para ler o seguinte, e assim por diante.
Texto: Arte Bizantina
Constantinopla: Em 330, o imperador Constantino I(c.272-337) mudou o centro do Império Romano de Roma para Constantinopla, a antiga cidade grega de Bizâncio. Constantinopla servia de entreposto para várias rotas comerciais que ligavam a Europa ao Ocidente.
A Arte Bizantina
A arte bizantina foi uma mistura de influências helênicas, romanas, persas, armênias e de varias fontes orientais, sendo assim preservada a cultura clássica greco-romana. Com essa mistura de etnias, foi possível associar todas as partes da cultura bizantina: como o idioma grego, a religião cristã, o direito romano, o gosto pelo requinte oriental, a arquitetura de inspiração persa entre outros, formando assim um novo estilo de arte, rico na técnica e na cor.
Na maioria das vezes com relação à igreja cristã, o objetivo principal da arte bizantina foi representar por meio da arte a supremacia do espiritual sobre o material, da essência sobre a forma, e a elevação da