Administração
1- Escola clássica enfatizou a estrutura da organização como um todo e visou definir os Elementos da Administração e os Princípios Administrativos capazes de proporcionar maior eficiência para as organizações.
2- Para Fayol toda empresa e necessário apresentar seis funções que são: 1- Funções Técnicas – produção de bens ou de serviços da empresa. 2- Funções Comerciais – compra, venda e permutação. 3- Funções Financeiras – procura e gerência de capitais. 4- Funções de Segurança – proteção e preservação dos bens e das pessoas. 5- Funções Contábeis – inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. 6- Funções Administrativas – integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.
3- Um administrador segundo Fayol precisa ter algumas funções que são: Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
Comandar: Dirigir e orientar o pessoal.
Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.
Controlar: Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
4- Na administração Fayol diz; que existem no gera l4 princípios que são: 1. Divisão do trabalho: Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência. 2. Autoridade e responsabilidade: Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade e significa prestar contas. 3. Disciplina: Dependem de obediência, aplicação e comportamento. 4. Unidade de comando: Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única. 5. Unidade de direção: Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo. 6. Subordinação dos interesses individuais: Os interesses gerais da