Artes-Arquitetura e Música Neoclassica
O Neoclassicismo foi um movimento cultural que nasceu na Europa em meados do século XVIII, porém, teve maior influência na arte e na cultura em meados do século XIX. Sua base era os ideais do iluminismo e o interesse na cultura da antiguidade clássica, surgiu como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó. Ele se expandiu na literatura, pintura, escultura, música, arquitetura e teatro.
A arquitetura neoclássica é o estilo arquitetônico surgido durante o neoclassicismo, relacionando fatos do passado aos acontecimentos da época. Quando os movimentos revolucionários estabeleceram repúblicas na França e América do Norte, os novos governos adotaram o neoclassicismo como estilo oficial por relacionarem a democracia com a antiga Grécia e República Romana. Surgiram os primeiros edifícios em forma de templos gregos, as estátuas alegóricas e as pinturas de temas históricos. As encomendas já não vinham do clero e da nobreza, mas da alta burguesia, mecenas incondicionais da nova estética. A imagem das cidades mudou completamente. Derrubaram-se edifícios e largas avenidas foram traçadas de acordo com as formas monumentais da arquitetura renovada, que até hoje existe nas maiores capitais da Europa.
Ela apresenta as seguintes características: Materiais nobres (pedra, mármore, granito, madeiras); Processos técnicos avançados; Sistemas construtivos simples; Esquemas mais complexos, a par das linhas ortogonais; Formas regulares, geométricas e simétricas; Volumes corpóreos, maciços, bem definidos por planos murais lisos; Uso de abóbada de berço ou de aresta; Uso de cúpulas, com frequência marcadas pela monumentalidade; Espaços interiores organizados segundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade, Pórticos colunados, Frontões triangulares; A decoração recorreu a elementos estruturais com formas clássicas, à pintura rural e ao relevo em estuque; Valorizou a intimidade e o conforto nas