Arte
• ordem dórica: é a mais antiga, simples e severa, expressa o pensamento, transmite a ideia de imponência e solidez, traduz a forma do homem.
• ordem jônica: é mais leve, franzina e ornamentada, expressa o sentimento, tem o capitel em forma de espiral, traduz a forma da mulher.
• ordem coríntia: é rica, luxuosa e decorativa, tem o capitel formado com folhas de acanto.
Alguns templos construídos na época: “Partenon de Atenas” (ordem dórica), “Templo de Zeus”, “Templo de Apolo”, etc. A escultura, arte mais desenvolvida, representava fielmente e concretamente o ser humano, centro de interesse e motor da cultura grega. Exemplo de equilíbrio, perfeição das formas humanas, proporções exatas e registra o movimento e o dinamismo dando impressão de vida através da expressão corporal. Esculturas: “Vênus de Milo”, “Discóbolo”, “Laocoonte e seus Filhos Atacados pelas Serpentes”, “Hermes”,“Doríforo”.
O teatro grego era veículo de cultura e civilização e apresentava um alto valor educativo. Seus maiores representantes são: Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes. A música era essencial para o povo grego que exprimia através dela, o seu amor e devoção às artes.
O instrumento que deu origem à escala musical foi a lira e era largamente utilizada pelos gregos. A educação musical era fundamental, pois acreditavam que a música tinha sua origem nas