Arte
O Renascimento
Renascença Italiana, como ficou conhecida a fase da abertura do Renascimento (ou Renascença), um período de grandes mudanças e conquistas culturais que ocorreram na Europa, entre o século XV e o século XVI. Este período marca a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.
Surgem novos conceitos ligados ao Humanismo, Naturalismo, e Classicismo.
Quais as razões para ser em Ítalia? A referência inicial é centrada na zona da Toscana, nas cidades de Florença e Siena. Espalhou-se depois para o sul, tendo um impacto muito significativo sobre Roma, que foi praticamente reconstruída. Espalhou-se depois para o resto da Europa.
Estados italianos no Renascimento
Centro do Renascimento A referência inicial é centrada na zona da Toscana, nas cidades de Florença e Siena. Espalhou-se depois para o sul, tendo um impacto muito significativo sobre Roma, que foi praticamente reconstruída. Espalhou-se depois para o resto da Europa.
Vista de Florença, dita de la Catena, Museu de Florença, 1470-1490
Florença era umas das mais prósperas cidades italianas. Os negociantes e financeiros, apreciadores das belas artes, criaram à sua volta um ambiente favorável aos artistas.
Entre as famílias mais ricas de Florença contavam-se os Médicis, que acabaram por controlar o governo da cidade e tornar-se mecenas generosos. Sob o seu governo, Florença transformou-se na capital das artes: ali trabalharam inúmeros arquitetos, escultores e pintores famosos
Florença, o berço do Renascimento
Os mais destacados
Surgiram os nomes mais destacados do renascimento e que influenciaram toda a obra ocidental posterior: Leonardo da Vinci (1452-1519) e Miguel Ângelo (1475-1564).
Leonardo da