arte
O presente trabalho busca analisar de que forma a disciplina Arte pode ser aplicada na educação da criança, de modo a ajudar em desenvolvimento, visando estimular a sensibilidade do aluno, incentivando-o a pensar, sentir e agir de maneira diferente por meio do uso das diversas linguagens artísticas, buscando favorecer o desenvolvimento do potencial criador do indivíduo. Os componentes do processo didático são: saber, professor e aluno; onde o professor tem a função de orientar os alunos no processo educativo; o saber, que envolve os conteúdos ministrados de acordo com o método do professor com a idéia de facilitar a aprendizagem; e o aluno, motivo da existência da escola. Dessa forma, nossa pesquisa encontra-se dividida da seguinte maneira: primeiramente faremos uma abordagem sucinta no que se refere à didática e o ensino da Arte, fazendo, posteriormente, uma relação entre os mesmos, onde destacaremos como pontos principais: o estímulo à criatividade, o ensino da arte como forma de expressão e comunicação e a realização de um trabalho em sala de aula que contemple as diversas formas do fazer artístico.
2. Os componentes do processo didático da arte.
A palavra didática pode ser entendida como ciência e a arte do ensino. Através do estudo desta ciência, podemos conhecer estratégias a serem usadas pelo professor com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. É fazendo uso das metodologias e ensinamentos passados por ela que o professor poderá criar ambientes que estimulem e favoreçam a aprendizagem do aluno.
Para que o professor possa alcançar seus objetivos em sala de aula, é necessário que ele tenha uma metodologia capaz de despertar em seus alunos a vontade de construir seu próprio saber, através da formulação e reformulação de idéias. Algumas pessoas podem ter o dom da docência, mas a arte de ensinar e as metodologias que nela são encontradas só podem ser alcançadas com o estudo da didática.
Durante muitos anos, o