Arte
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ
Secretaria Municipal de Educação
EMEB Octayde Jorge da Silva
Professores Executores:
ADRIANO BISMARK DA SILVA LUCAS
JACQUELINE ROCHA DO NASCIMENTO
PROJETO:
CUIABÁ/MT
2012
ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ
Secretaria Municipal de Educação
EMEB Octayde Jorge da Silva
ADRIANO BISMARK DA SILVA LUCAS
JACQUELINE ROCHA DO NASCIMENTO
“ENTRE NO MUNDO DA MÚSICA”
Projeto de ensino elaborado pelos Professores Adriano Bismark da Silva Lucas e Jacqueline Rocha do Nascimento: Orientação para a prática de Ensino da Educação Musical na EMEB Cel. Octayde Jorge da Silva no ano de 2012, sob a orientação da Coordenadora Pedagógica Professora Eronildes da Silva Magalhães.
CUIABÁ-MT
2012
INTRODUÇÃO
O conceito de música varia de cultura para cultura. Embora a linguagem verbal seja um meio de comunicação e de relacionamento entre os povos, constatamos que ela não é universal, pois cada povo tem sua própria maneira de expressão através da palavra, motivo pelo qual há milhares de línguas espalhadas pelo globo terrestre.
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido as experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação.
A música é uma linguagem universal, mas com muitos dialetos, que variam de cultura para cultura, envolvendo a maneira de tocar, de cantar, de organizar os sons e de definir as notas básicas e seus intervalos.
Esteprojeto se estrutura para apresentar, além do embasamento teórico, exemplos lúdicos e interativos de jogos e brincadeiras.
JUSTIFICATIVA
A receptividade a música é um fenômeno corporal. Ao nascer, a criança entra em contato com o universo sonoro que a cerca: sons produzidos pelos seres vivos e pelos objetos. Sua relação com a música é imediata, seja através do acalanto da mãe e do canto de outras pessoas, seja através dos aparelhos sonoros de sua