Arte e Multiculturalismo
"Multiculturalismo é, e deve ser continuamente, um processo para encorajar a justiça e o desenvolvimento social, tornando as comunidades construtivas. [...] Esses objetivos tem a intenção de confrontar a “classe racial, gênero e preconceitos homofóbicos tecidos na fabrica da sociedade”.
Essa pluralidade cultural existente no mundo e visivelmente explicita na sociedade brasileira não surgiu recentemente. É na verdade o resultado de centenas de anos de expansão da humanidade e das relações entre diversos grupos culturais no desenvolvimento da sociedade e que surgiu principalmente com os grupos nômades. Segundo Morris, Daniel e Stuhr (2005, p. 265).
"A vida nômade demandou que os humanos desenvolvessem adaptações para os novos ambientes que eles encontravam. Essas diversas adaptações ambientais ajudaram os grupos humanos a criar vários sistemas culturais, pois enquanto viajavam, um grupo encontrava outros grupos com diferentes estilos de vida." O Brasil, como um país de grande extensão territorial e expansão populacional, “aproximadamente 8.515.767,049 km² e cerca de 198.360.943 habitantes”, segundo o IBGE, é um dos países mais multiculturais do mundo. Terra primeiramente habitada por índios, foi colonizada por portugueses no ano de 1.500, iniciando assim a multiculturalidade. Esta pluralidade cultural veio a crescer com a chegada dos espanhóis, italianos, japoneses, alemães, árabes, judeus e