Arte e história
Artista: Giotto di Bondone (1266-1337)
Tamanho original: 24x33 cm
Local: Museu Ashmolean, Universidade de Oxford, UK
Giotto di Bondone – (Colle Vespignano, 1266 – Florença, 1337) foi um pintor e arquiteto italiano. Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época), Giotto é considerado por Bocaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina.
Analise descritiva da obra - A pintura tem um tradicional tema cristão, na qual, representa a Virgem Maria e Jesus Cristo em seus braços. A criança está usando uma túnica salmão, enquanto olha para sua mãe e tenta alcança-la, sua mão direita repousa sobre o rosto da virgem enquanto a esquerda se agarra a gola de sua blusa também de cor salmão. Ambas as roupas, parecem possuir bordados de cor dourado e de formato quadrado, suas aureolas também na cor dourada. E olham com ternura apesar de parecer que, a mulher olhar mais ao horizonte. O bebê mostra seus pés, que a vista, parece estar escalando o corpo de sua mãe. A Virgem aparece usando uma túnica preta por cima de sua blusa e um lenço branco. Nas margens (segundo plano) e nas auréolas (primeiro plano) tem escritas que estão difíceis de ler, porém, são reconhecíveis como tipografia (provavelmente latin). O segundo plano é de cor ouro, ou um amarelo puro não soube identificar com precisão.
GLOSSÁRIO
CORES:
“O primeiro caráter do simbolismo das cores é a sua universalidade, não só geográfica mas também em todos os níveis do ser e do conhecimento, cosmológico, psicológico, místico etc. As interpretações podem variar. O vermelho, por exemplo, recebe diversas significações conforme as culturas. As cores permanecem, no entanto, sempre e sobretudo como fundamentos do pensamento simbólico. A arte cristã acabou por atribuir, num processo paulatino e sem fazer disso regra absoluta, o branco ao