Arte E Cultura
Como a mulher é representada na arte pós-moderna e a influência do Renascimento, Barroco e Rococó
Beatriz Vieira de Souza
Resumo:
O presente artigo visa uma reflexão acerca de como a mulher é representada atualmente no universo das artes plásticas e as influências que os artistas atuais têm do período do Renascimento, barroco e Rococó. A relação entre pós-modernidade e passado e o nu feminino são temas recorrente nas obras do artista plástico Marco Bravo, artista pós-moderno estudado nesse artigo.
Palavras-chave: Influências, Pós-modernidade, Nu feminino.
Quando pensamos a pós-modernidade pensamos no humano, na sociedade que se desenha á partir do convívio entre diferentes grupos humanos, tudo isso ligado à globalização e à comunicação que se tornou possível principalmente com o advento da internet.
A globalização é um acontecimento. Ela processa-se a nossos olhos, sem possibilidade de ser negada.
Cada vez mais povos saem do isolamento para passar a participar de uma super-sociedade comum. Cada vez são mais os eventos que se repercutem sobre todos os países, embora frequentemente em medidas diferentes.
(ASCENSÃO, p. 3)
É a sociedade da informação, do conhecimento compartilhado, das mensagens instantâneas, da biotecnologia, mas também é uma sociedade que não desviou seus olhos das crenças, religiões, que ainda tem medo do inferno, do juízo final.
E nessa sociedade como se faz arte? Segundo Juliana P. Mayorca: “A arte moderna é paradoxal. A estética do novo rompe com o passado, mas ao mesmo tempo traz consigo resquícios desse passado. O fim dessa ruptura seria, para muitos críticos da modernidade, o nosso ‘pós-modernismo’”.
A arte dita pós-moderna se desenvolve em todos os âmbitos de uma maneira muito complexa, assim como se desenvolve a sociedade atual, os artistas buscam imprimir em suas obras essa complexidade e diversidade, buscam imortalizar a confusão social e cultural que vivemos atualmente. Assim vemos representados