arte e cultura
Questão 01- A Preservação do patrimônio cultural requer que sejam conservadas todas as características físicas que fizeram daquele bem um patrimônio cultural do Município, do Estado ou da União, mantendo integrante da vida da comunidade. A derrubada da mansão Wildberger para a construção de um prédio de luxo, com o intuito de faturar com o novo empreendimento vai de encontro ao que prega a legislação vigente atualmente, pois não houve conversação da cultura, nem na estrutura física, destruindo toda a história do local. De acordo com Marlise Giovanaz, a destruição de um bem físico vai além da mudança física, é também, para o individuo, a destruição de memórias e lembranças das vivencias naquele espaço, gerando assim, um mal estar no individuo, sendo que só este não é suficiente, é necessário uma resistência coletiva em torno de um grupo com força. Cabe ao estado a fiscalização e o apoio na conservação e restauração do bem material e fomentação a memória e conservação da cultura imaterial.
Questão 02- Os textos apresentam semelhanças nas ocorrências dos fatos, apesentando a informação da morte de dois homens suicidas. O primeiro texto caracteriza-se como um texto informativo onde informa o fato, o local, a hora e como ocorreu, dando detalhes, inclusive técnico. Sendo um assim, um texto não-poético com objetividade transmitindo pro leitor o ocorrido de forma clara. O segundo texto apresenta-se numa linguagem mais poética, transmitindo emoção com um pouco de subjetividade e organização específica das palavras e fazendo uso da criatividade. Por fim, nenhuma das leituras apresenta palavras polissêmicas.
Questão 03: A cultura afrodescente exerce um forte papel no carnaval de salvador, é usada como um meio de inclusão social, quebrando estereótipos estabelecidos ao longo de anos, como exemplo de que “ negro é ladrão” , dentro outros. É na festa carnavalesca que os afrodescentes mostram pro mundo a importância e beleza da