projeto de pesquisa
Trabalho de pesquisa bibliografica apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Estatística e indicadores sociais; Processo de trabalho e Serviço Social; Oficina de Formação- tecnologia da informação.
Orientador: Prof. Rodrigo Zambon
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende abordar um tema atual no mundo das sociedades modernas, muitas vezes sendo visto pelas próprias famílias como um problema social – a gravidez na adolescência, que ocorre em meninas até 20 anos de idade, geralmente sendo uma gravidez indesejada não planejada. Ocorre, com isso, a união de dois fatores muito importantes, a travessia do período da adolescência e a inevitável vivência de uma gravidez, trazendo, em consequência, muitas vezes grandes desequilíbrios, pois a maternidade em si, exige reajustes importantes na vida da mulher, tanto em alterações corpóreas, como da inevitável mudança de identidade. É por isso, que a união de gravidez e adolescência pode provocar crises da adolescência e puxando mais uma, a da gravidez, sabendo-se que a mulher fica mais frágil nesta época. É possível perceber também que a gravidez na adolescência é causada muitas vezes pelo fato de os jovens não se preocuparem com o “momento”, e sim não perderem tempo pensando no que poderá vir a acontecer depois.
Um fato importante também de se conhecer é o de seus pais não conversarem sobre o assunto com seus filhos, decorrente da desestruturação familiar e econômica social, que por muitas vezes já vem de uma cultura em que o diálogo sobre sexo é coisa de outro mundo. Então o que ocorre com isso, são problemas que essas adolescentes podem vir a ter, pois a gravidez é a principal causa de morte entre adolescentes em todo o mundo.