arte e cultura
Cultura é um sistema de significados, atitudes e valores compartilhados nas formas simbólicas, expressas ou incorporadas. Podemos dizer que as festas, os artefatos, as construções, as categorias de doença ou política são manifestações culturais. (CHARTIE, 1995, p.11).
O produto cultural pode ser apropriado por diferentes grupos, através dos intensos intercâmbios sócio-culturais, por isso mesmo, fica difícil classificar tipos de cultura, como a de massa, popular ou a erudita, e quando isso ocorre, geralmente é realizado pela educação formal. O conceito de cultura popular começou a ser discutido no final do século XVIII, adquirindo diferentes significados políticos e teóricos. No final do século XIX, no Brasil, folcloristas, artistas e educadores, debaterão sobre cultura popular, enfatizando os aspectos regionais, ora vistos como um atraso, empecilho à modernidade, ora valorizado, pela singularidade e diferença, fortalecendo a consciência de civilização a partir das mestiçagens.
A arte faz parte da cultura, é uma linguagem, utilizada pelo homem desde que habitava nas cavernas, manipulando cores, formas gestos, espaços, sons silêncios, movimentos, luzes; um sistema de códigos para expressar e comunicar significados, que pode ser aprendida por todos. É um modo privilegiado de conhecimento que promove aproximação entre as pessoas, favorecendo o reconhecimento de semelhanças e diferenças expressas nos produtos artísticos culturais e suas concepções estéticas, como por exemplo, no artesanato indígena.
A comunicação entre as pessoas e as leituras de mundo não se dão apenas por meio da palavra. Muito do