arte e criatividade
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, criatividade e recreação”.
INTRODUÇÃO
Arte é uma reprodução da realidade, seja um objeto, uma situação, um fato, um contexto social, ou outras. A arte favorece a expressão humana, de forma livre, expressando suas emoções, sensações, percepções, sonhos, descontentamentos, etc.
Na educação, a arte pode permitir o desenvolvimento integral do aluno, na medida em que desenvolve a livre expressão, a sensibilidade, a compreensão, as habilidades de criar, elaborar, interpretar, pensar, questionar, retratar sua própria realidade e interferir nesta. Através da arte, portanto, se torna possível trabalhar o aluno tanto em seus aspectos físicos por meio das danças, movimentos, expressões, por exemplo, quanto emocional e espiritual através de desenhos, poesias, músicas, etc. Esta ATPS é relevante porque enfatiza a formação de profissionais críticos, na medida em que estimula a pesquisa a respeito da arte, criatividade e recreação e seu papel no desenvolvimento da linguagem e criatividade infantil.
ETAPA 1-
O papel da arte e da recreação no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança.
AS MEMÓRIAS DE ARTE E RECREAÇÃO
Para Viviane, o que mais marcou nas aulas de artes foram as atividades de massinha, porque a aluna gostava de construir seus próprios objetos de brincar e podia modelar com suas mãos. Gostava quando tinha Pinturas, mas era raro, acontecia apenas nas datas comemorativas, como aniversário da escola e dia da árvore. As atividades recreativas muitas vezes eram divididas, porque os meninos brincavam de brincadeiras de meninos, como bola, futebol. As meninas de amarelinha, batatinha frita 1-2-3 e mãe da rua mandou.
A aluna Carolina diz que em sua época as praticas já eram diferentes, haviam mais pinturas, lixas, giz de ceras e tinta a dedo, cerâmica,