arte rupestre
O que é?
Há milhares de anos, os povos antigos já se manifestavam artisticamente. Embora de forma inconsciente, eles produziam obras de arte. A arte rupestre é composta por representações gráficas (símbolos, desenhos, sinais) feitas em cavernas pelos homens da pré-história.
Características principais
Na época, o homem era desprovido de fala e não existia a escrita, mas ele era capaz de se expressar por meios de desenhos que faziam nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e as pessoas. Além de cenas do seu dia-a-dia. Outra forma de se expressar era as esculturas de madeira, osso e pedra. Com base nos estudos dessa arte, cientista tem o conhecimento de como era a vida desses homens.
Para poderem fazer essa arte, os homens pré-históricos faziam seus desenhos com sangue de animal, saliva, fragmentos de rocha, e argila.
Arte rupestre no Brasil (região nordeste)
Na Região Semi Arida do Nordeste Brasileiro onde a natureza é inapropriada para a ocupação humana, desenvolveu-se uma das artes rupestres mais expressivas de todo o mundo. Demonstrando toda a capacidade de adaptação dos povos que habitaram a região desde o pleistoceno final.
O
As mais antigas manifestações de arte rupestre no Brasil encontram-se na Serra da Capivara, no Piauí, datando mais de 10 mil anos antes de Cristo.
O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando as áreas dos municípios São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A superfície do parque é de 129. Ha.
A criação do parque tem diversos motivos: A preservação de um meio ambiente específico e de um dos mais importantes Patrimônios culturais pré-históricos.
Na unidade encontra-se uma grande concentração de sítios arqueológicos, a maioria com pinturas e gravuras rupestre, nos quais se encontram vários vestígios da presença do homem. Atualmente estão cadastrados 912 sítios arqueológicos, entre os quais, 657 apresentam pinturas