arte romanica
CAMOCIM-CE
01 DE NOVEMBRO
Arte românica
A arte Românica teve seu inicio em 509, com a queda da monarquia etrusca, os historiadores estabelecem este momento como o inicio da arte primitiva romana. Império Romano, com suas obras baseadas em culturas populares e greco-helenistica , tendo elas iniciadas na cidade de Roma e se expandindo após a outras regiões.
A princípio as manifestações artísticas estavam circunscritas á cidade de Roma, presas á herança etrusca, mas aos poucos se expandiram. Ecléticas por natureza, pela sua expansão geográfica e por colecionar diversas colônias, a arte romana têm como principal característica a diversidade de estilos. Ao contrario de outros povos, que retratavam seus imperadores, os romanos procuravam representar todos os habitantes do amplo Império, desde a classe média até os próprios escravos.
A arte românica é formada pela: Arquitetura, teatro, pintura e escultura. Onde todas representam os costumes, crenças e religião da determinada região.
A arquitetura da cultura românica iniciou-se a partir desse momento a diferenciar das influencias gregas e criar seu próprio estilo, utilizando de características da arte etrusca, começa a utilizar o arco e a abóboda, essa nova estrutura, substitui em parte, a utilização das colunas gregas, consequentemente aumentando o espaço interno e marcando então, sua beleza através do tempo.
Ainda sobre arquitetura, através das ruinas de edifícios públicos e privados da Roma Antiga, pode-se ter ideia da importância da arquitetura neste período. Foi inserido nas moradias romanas, o peristilo, um espaço com colunas isoladas e abertas nas laterais. Os templos perderam a sua simetria nas laterais, e ganharam uma escadaria na entrada.
Foram criados os anfiteatros, usando as abóbodas e os arcos em sua construção. O ambiente era espaçoso, logo suportava grande quantidade de expectadores.
O evento mais apreciado pela plateia