Avanços Tecnológicos e a educação Brasileira
São Lourenço
2014
INTRODUÇÃO
As últimas décadas do séc. XX constituíram-se em um período de grandes transformações, com inúmeras alterações políticas e econômicas na sociedade mundial, acompanhadas do surgimento de diversas inovações tecnológicas que possibilitaram a universalização da informação e permitiram saber, quase que instantaneamente, o que se passa em qualquer ponto da superfície do planeta.
Pela velocidade no recebimento e pela quantidade das informações recebidas, a vida moderna transformou-se em um imenso caleidoscópio de imagens e sons, que torna rapidamente obsoleto o conhecimento recentemente adquirido.
Por isso, saber selecionar "o que" e "quanto" se quer saber de um determinado assunto; "onde" e" como" encontrar as informações desejadas, passou a representar um fator importante na formação de qualquer pessoa que deseje, minimamente, acompanhar o desenvolvimento da sociedade contemporânea e de seu campo ou área de atuação.
É óbvio que tamanha transformação no modo de vida dos indivíduos não poderia deixar de atingiras organizações escolares. Atualmente, os educandos recebem um volume imenso de informação fora das organizações escolares, por meio das mais diversas mídias, com velocidades alucinantes.
Além disso, diariamente educadores e educandos vêem-se obrigados a fazerem uso das novas tecnologias da informação e comunicação para obterem as informações necessárias para sua prática cotidiana. E não estamos nos referindo somente às tecnologias mais sofisticadas. Referimo-nos desde uma simples ligação telefônica ou mesmo um saque bancário.
Esse contexto é que direcionou nosso trabalho de pesquisa, onde procuramos compreender o que toda tecnologia vem causando em nosso meio educacional, avaliando até que ponto esta tem trazido benefícios para a referida área.
AVANÇOS TECNOLÓGICOS E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Hoje em dia qualquer indivíduo,