Arte romana, Arte gótica e a historia da fotografia (nu)
Temas: Arte Romana, Arte Gótica e a Historia da fotografia (Nu)
As imagens escolhidas para cada tema , tem o nu como destaque, a demonstração do corpo humano através dessas épocas. O nudismo esteve presente no meio das artes desde os primórdios na pré-história e vem sendo representado de numerosas maneiras.
A imagem escolhida da arte Romana, faz parte do segundo estilo de pintura romana, que é o estilo arquitetônico,conhecido também como afresco, uma admirável série de cenas com pessoas em escala natural colocadas contra um panorama arquitetônico que se assemelha a um cenário de teatro. O mural nos mostra sobretudo às escavações em Pompeia e Herculano, onde existem numerosas cenas nas quais abunda o nu, com clara tendência ao erotismo, mostrado sem rodeios, como uma faceta mais da vida. A pintura da Roma Antiga é um tópico da história da pintura ainda pouco compreendido, pois seu estudo é prejudicado pela escassez de relíquias. Boa parte do que hoje sabemos sobre a pintura romana se deve a uma tragédia natural. Quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção no ano 79 d.C. soterrou duas prósperas cidades, Pompeia e Herculano.
Já na segunda imagem temos a arte gótica , pré – renascentista, do artista Giotto, que trabalhava também com afrescos e painéis. Os afrescos continuaram a ser utilizados como o principal ofício pictográfico narrativo nas paredes de igrejas no sul da Europa como continuação de antigas tradições cristãs e românicas.
No começo do período gótico, a arte era produzida principalmente com fins religiosos. Muitas pinturas eram recursos didáticos que faziam o cristianismo visível para uma população analfabeta; outras eram expostas como ícones, para intensificar a contemplação e a prece. Os primeiros mestres do gótico preservaram a memória da tradição bizantina, mas também criaram figuras persuasivas, comperspectiva e com um maravilhoso apuro no traço. O nu aproximadamente