Arte Pre Historica Rita Pardal
FACULDADE DE LETRAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Trabalho prático apresentado no âmbito da Unidade Curricular de Arte Pré-Histórica, regida pelo Professor Doutor João Pedro Cunha Ribeiro.
28-Arte Esquemático en la fachada Oriental de la Península
Iberica
Rita Pardal
Nº Aluno: 52275
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da cadeira de Arte Pré-Histórica, lecionada pelo Professor Doutor João Pedro Cunha Ribeiro, do curso de História da Arte.
O artigo escolhido foi Arte Esquemático en la fachada oriental de la Península
Iberica, de Mauro Hernández Pérez (28). Este aborda a origem da Arte Esquemática e a sua origem, desde a sua origem geográfica e a sua cronologia. Apresenta os diferentes tipos de figuras utilizadas nesta arte e as suas principais localizações.
O trabalho vai abordar a origem da arte e a sua definição contemporânea, as primeiras manifestações artísticas, o seu simbolismo e relação com as diversas populações que utilizaram esta arte.
Arte Esquemática na Península Ibérica
Arte
Esquemática
é
um
conjunto
de
representações
pré-históricas,
principalmente pinturas rupestres, que aparecem na Península Ibérica. Esta arte está associada às primeiras culturas metalúrgicas do Calcolítico e da Idade do Bronze. A sua datação ainda não está definida, mas provavelmente abrange do quarto ao primeiro milénio a.C.
A principal característica desta representação é o esquematismo, um estilo que é caracterizado apenas por traços básicos de cada figura, tornando-se os elementos gráficos em meros rascunhos, mas sempre com os traços principais e mais evidentes da identificação. É um estilo que representa a figura de uma forma mais ou menos fiel à natureza, com detalhes concretos que nos permitem identificar facilmente o figurado.
Quanto à estilização, também é figurativa, sendo que apenas certos detalhes são acentuados, repetindo-os e deformando-os até perderem os seus traços realistas. Neste estilo também podemos observar a