Arte Pop
A arte pop teve início no final da década de 50 e durou até a década de 70.
Os artistas adeptos ao movimento achavam que a arte tinha que ter temas populares e comuns. E suas criações retratavam fatos do cotidiano, principalmente o consumismo.
Embalagens, propaganda, o supermercado, histórias em quadrinho, tudo era assunto para arte.
A partir deste pensamento, as obras reproduzidas retratavam imagens comercias, por meio da serigrafia. Colagem com imagens e materiais como plástico para fazer esculturas.
Esse movimento foi muito popular da Inglaterra e Estados Unidos, mas influenciou artistas de outros países, também.
Robert Rauschenberg (1925-2008)
É considerado um dos mais famosos pintores norte-americanos. Estudou arte nos EUA e participou da academia Julien, em Paris. Na década de 50 incorporou objetos à sua pinta e na década de 60 trabalhou com a serigrafia, além de se envolver em espetáculos teatrais, coreografias e happenings.
Roy Lichtenstein (1923-1997)
Pintor, artista plástico e escultor. Início sua carreira como pintos expressionista abstrato. Sua primeira exposição foi em 1962, em Nova York, onde mostrou sua arte pop e obteve bastante sucesso.
De lá para cá, realizou inúmeras exposições por todo mundo. Suas pinturas eram influenciadas por historias em quadrinho e ele também fez esculturas com esse tema.
Andy Warholl (1928-1987)
Artista americano do movimento Pop. Famoso por suas pinturas e gravuras de ícones populares, como garrafas de coca-cola, personalidades da política e Hollywood...Estou e trabalhou para propaganda durante 10 anos. Sua primeira exposição foi recebida com muito sucesso. Suas obras, na maioria das vezes, eram feitas pela impressão por meios fotográficos em serigrafia. E assim fez até sua morte.
Famoso por andar com personalidades do rock, artistas, pessoas da moda. Fez também filmes, escreveu livros e participou de vários projetos da arte comercial. Seus trabalhos estão presentes em coleções