Arte Na Pós Modernidade
Como é definida a Arte Pós-Moderna?
A arte pós-moderna é definida por alguns pesquisadores como uma arte que surgiu e prevalece devido ao capitalismo contemporâneo, que se estabeleceu após a queda do Muro de Berlim e conseqüente derrocada do sistema socialista como uma forma de governo que pudesse ser sustentada pelos governos ao redor do mundo.
Essa crise ideológica que se abateu sobre o mundo no século XX é a grande responsável pelo surgimento do pós-moderno, uma arte que se firma sobre o esgotamento da arte Modernista, cuja influencia foi sentida até fins do século XX. Uma das primeiras vezes que o termo “pós-moderno” foi usado foi por um brasileiro, Mário Pedrosa, em 1964, ao classificar a forma de arte praticada por Hélio Oiticica.
A arte pós-moderna não é aceita por todos os autores, críticos ou artistas, e muitos deles chegam a evitar o termo. Outros afirmam que o termo não é adequado pois não houve uma ruptura com a estética modernista, como a palavra “pós” sugere – o que houve foi uma maior fragmentação da realidade, do tempo e do espaço.
História do pós-modernismo
O século XX foi palco de várias transformações culturais e ideológicas, que alteraram significativamente o pensamento e a história da humanidade. Além disso, a incrível rapidez com que a tecnologia se consolidava na comunicação, informática e transporte fez com que as barreiras deixassem de existir no mundo contemporâneo.
Um modo de pensar cada vez mais crítico originou uma arte também mais posicionada politicamente e ideologicamente, inserida na sociedade e um reflexo dela. Uma nova cultura se originou, a cultura de massa, que recebe influencias do planeta inteiro e também serve para pessoas do planeta inteiro, uma vez que a música, cinema e posteriormente a internet começou a ser difundir idéias pelos quatro cantos do mundo.
O pós-modernismo recebe muitas influências do marxismo, e alguns estudiosos chegam a dizer que ele representa a terceira etapa do capitalismo,