arte na grécia
Enquanto as outras civilizaçoes se preocuparam com os deuses, os gregos se preocuparam em descobrir e elevar o homem. A propria mitologia grega com seus deuses 'humanos' une poesia e razão. O homem passa a admirar a si proprio e se torna seu objeto de estudo.
No periodo arcaico a escultura e a ceramica são utilizadas. A escultura era influenciada pelos egipcios e exibia o padrão Kouros. Extremamente rigido e simétrico. Na arquitetura surgem os templos de pedra.
No periodo classico os padroes escultoricos mudam, passando a uma maior exploração da figura humana. São acrescentados movimento, simetria e mais expressão a escultura. Na arquitetura se constrói a Acrópole que faz de Atenas centro artistico.
A fase helenistica da-se pelo desmembramento do império de Alexandre. Surgem misturas de elementos gregos e orientais a cultura.
As construçoes arquitetonicas gregas se dividiam em 3 estilos:
O Dórico: Um estilo severo com maior ordenação das proporçoes
O Jônico: Mais gracioso e elegante com riquezas e ornamentos
O Coríntio: Uma variante do Jonico porem mais ornamentado.
No periodo helenistico é mais utilizado o estilo Coríntio, e além do teatro temos a arquitetura eliditária (edificios publicos).
A escultura passa de rígida para maior movimento e exploração do corpo humano. Atinge a sua expressao suprema com Fídias que dá a elas expressões serenas, divinas e impassíveis.
Sobre a pintura inicial pouco se sabe, porem destaca-se a pintura de ceramica que migra do estilo geometrico, com figuras de humanos ou animais estilizadas, para cenas do cotidiano e posteriormente cenas mitologicas. Inicialmente os vasos eram decorados com a técnica de figura negra, que consistia em uma silhueta negra pintada sobre o fundo vermelho. Depois