Arte moderna
Do latim modernus (“recente”), moderno é aquilo que pertence ou que é relativo a uma época recente ou ao tempo de quem fala. Por hábito, o moderno é considerado em oposição ao clássico.
A noção de arte moderna, por conseguinte, refere-se à produção artística criada desde finais do século XIX. Tal como acontece com a ideia de arte contemporânea, a expressão pode estar associada a diferentes tempos históricos.
Para alguns especialistas, a arte moderna é o oposto da arte académica ou tradicional. A arte moderna, neste sentido, está relacionada com o vanguardismo e a experimentação. Outros especialistas associam a arte moderna à Idade Contemporânea, pelo que terá começado em meados do século XVIII.
A nível geral, pode-se dizer que a arte moderna é uma forma de considerar a estética e a função da arte, onde o valor principal não é a representação literal e exacta da natureza. Depois do desenvolvimento da fotografia, que reflecte a realidade de maneira precisa (fiel), os artistas modernos propuseram novos pontos de vista sobre a natureza.
O estádio histórico que veio depois da arte moderna é a arte pós-moderna, que, para muitos, surgiu na década de 1970 em oposição à ideia de modernidade.
Leia mais: Conceito de arte moderna - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/arte-moderna#ixzz3PSejq6R7