Arte Moderna
Os impressionistas, primeiros pintores modernos, geralmente escolhiam cenas de exteriores como temas para suas obras: paisagens, pessoas humildes, etc.
Objetivando romper com os padrões antigos, os artistas modernos buscam constantemente novas formas de expressão e, para isto, utilizam recursos como cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas sem lógica.
Principais movimentos e correntes artísticas da Arte Moderna:
- Impressionismo
- Pós-impressionismo
- Fauvismo,
-Dadaísmo
- Cubismo
- Expressionismo
- Surrealismo
- Concrestismo
- Futurismo
- Pop Art
Artistas brasileiros Destacam-se como artistas modernistas brasileiros: Di Cavalcanti, Vicente do Rêgo, Anita Malfatti, Lasar Segall, Victor Brecheret, Tarsilla do Amaral e Ismael Nery.
Artistas estrangeiros
Destacam-se como artistas modernistas brasileiros: Pablo Picasso, Matisse, Mondrian e Kandinsky .
Semana 22
O marco inicial do movimento modernista brasileiro foi a realização da Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo do Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, onde diversos artistas plásticos e escritores que são referência até hoje para a cultura brasileira, apresentaram ao público uma nova forma de expressão, com o propósito de renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto das artes plásticas, na arquitetura e na música.
Não foi fácil para estes artistas serem aceitos pela crítica que já estava acostumada com padrões estéticos bem definidos, mas, aos poucos, suas exposições foram aumentando e o público passou a aceitar e entender as obras modernistas.
Outros