Arte moderna
Capítulo 1
1)
Nessa discussão, podem-se usar os conhecimentos adquiridos no capítulo,
em especial das páginas 9 a 12. O dilema reputação x custo deve ser considerado
2)
a) A CVM regula as empresas com ações negociadas em bolsa. O Ibracon é
uma entidade que congrega auditores independentes (ou seja, auditores externos); b) O usuário pode enviar sugestão para a entidade que está promovendo a padronização. A audiência pública refere-se ao processo em que o órgão normatizador recebe sugestões.
Minuta é o rascunho da futura legislação, geralmente elaborado por um grupo de especialistas 3)
a) Seria um exemplo de padronização, não somente de normas contábeis.
Para que um país adote é necessário o apóio do banco central. Nesse caso, o regulador seria, para o Brasil, o Banco Central; b) O banco está lançando ações para investidores estrangeiros. Esses investidores seriam mais propensos a investir quando o banco estiver adotando essas normas. Uma outra situação é um banco estrangeiro que atue no Brasil, cuja matriz está localizada num país que exige as normas; c) Isso é uma desvantagem.
Nessa alternativa é possível apresentar o conceito de risco sistêmico, da teoria de finanças. A homogeneização aumenta o risco sistêmico; d) Esta é uma opinião pessoal.
Existem vantagens e desvantagens e provavelmente não temos como apresentar uma solução correta; e) O Banco Central deveria se preocupar com esta questão.
4)
Os resultados mostram que os relatórios contábeis possuem baixa
legibilidade em relação a outros textos. Não seria o caso da contabilidade preocupar-se com isso?
5)
Esta é uma opinião pessoal. Existem vantagens e desvantagens e
provavelmente não temos como apresentar uma solução correta. Mas o professor pode destacar a importância da informação contábil estar voltada para o usuário.
6)
Para um usuário (Anefac e Fipecafi) a imagem era boa. Para