Arte Medieval x Arte Renascentista
Há uma grande diferença entre a visão da arte no período medieval e no renascentista. Na Idade Média, principalmente no primeiro milênio, a arte era completamente influenciada pela religião cristã.
Conseguimos ver a diferença na imagem a seguir:
O primeiro é o da arte medieval e o segundo renascentista.No primeiro a imagem é plana e não conseguimos identificar se Cristo esta vivo ou morto.Já na segunda, podemos ver que Cristo é humano, pois ele sangra, passa um certo sofrimento e há a preocupação de deixar o desenho em "3D".
Isso na arte,já na arquitetura imperava o estilo românico.O estilo era uma arquitetura eclesiástica, que havia herdado muitas técnicas de estilo e construção dos antigos templos romanos e simbolizava o poder das ordens monásticas que dominavam o universo da cultura medieval desde o século VI. As igrejas românicas eram geralmente construídas junto a mosteiros e faziam parte de uma sociedade estática e fechada em si.
A primierira é a Arquitetura Gótica (Medieval).Mostra a reliogisidade da época,pois torres são pontudas por tentarem alcançar ao máximo o céu. É possível perceber também que não há uma simetria perfeita na construção.E a segunda é um exemplo da arquitetura do Renascimento. A simetria faz com que vejamos semelhantemente por diferentes angulos e os espaços entre as colunas parecem minuciosamente calculados.
Idade Médieval:
- Universo cultural dominado pela religião e a preocupação com o além;
- Desvalorização do corpo, do prazer e da curiosidade intelectual;
- Universo estático, dominado pela vontade divina;
- Sociedade hierarquizada em três classes: nobres, religiosos e servos; - Quase não havia apoio à arte, só fomentada pela igreja;
- Pouca tradição artística (afrescos e iluminuras) e poucos artistas (monges geralmente);
Renascimento:
- Preocupação com este mundo, humanismo, naturalismo;
- Valorização e reinterpretação do corpo, curiosidade intelectual, pesquisa científica;
-