Arte indigena
Embora tenha a forma cilíndrica, a medula não é uniforme e apresenta duas dilatações: uma no nível da cervical, que é a intumescência cervical e outra em nível lombar, é a intumescência lombossacral. Essas dilatações ocorrem pq é nesses locais que possuem a maior quantidade de fibras nervosas. (Locais de origem das grossas raízes nervosas).
A superfície da medula é marcada pelos seguintes sulcos longitudinais: Sulco mediano Posterior, fissura mediana anterior, sulco lateral anterior e sulco lateral posterior. o Sulco intermédio posterior, só existe na porção cervical da medula. No sulco lateral anterior a raiz anterior do nervo espinhal faz conexão e no sulco lateral posterior faz conexão a raiz posterior do nervo espinhal.
Na medula, a substancia cinzenta localiza- se por dentro da branca e apresenta a forma de uma borboleta ou de um “H”. Nela distinguimos de cada lado três colunas que aparecem nos cortes como cornos e que são as colunas anterior ,posterior e lateral. A coluna lateral só aparece na medula torácica e parte da medula lombar. No centro da substancia cinzenta localiza- se o canal central da medula.