Arte de Cuidar
PRIMAVERA DO LESTE - MT
Docente: Thais Barbosa de Souza
Rayan da Silva Ribeiro e Karla Marianny Pimenta Silva
Primavera do Leste-MT
2014
Inserção do Enfermeiro no Mercado de Trabalho
Vimos que os professores e profissionais do ensino tem grande dificuldade em formar enfermeiros ou profissionais qualificados ao mercado de trabalho tão complexo e competitivo.
Podemos ver que para realmente ingressar em instituição de trabalho particular ou publica precisa de alguns esforços nosso como estudar ou fazer uma especialização em alguma área para entrar em algum hospital particular, por exemplo, ou estudar até conseguir passar em algum concurso publico. Alguns enfermeiros foram empregados através de concursos públicos, outros por processo seletivo que é a grande maioria e a pequena parte por indicação de algum amigo ou professor. Vale também ressaltar que grande parte das clinicas particulares optam por algum empregado pela sua facilidade de lhe dar com as dificuldades que tem hoje na área da saúde em nosso país, ou a facilidade de manuseio e realizações técnicas e o mais importante que é a experiência no ramo.
O enfermeiro também tem que ter a facilidade de improvisar ou de lidar com situações como, por exemplo, não ter material de trabalho, saber como utilizar o que tem pra na hora de prestar o cuidado ao cliente (paciente) não se frustrar ou fazer algo errado.
O mercado de trabalho consiste também em vários fatores e qualidades que um enfermeiro deve conter como um bom relacionamento, uma boa comunicação, qualidades e características que um enfermeiro deve ter e saber lidar com conflitos dentro da equipe logo quando se faz parte de alguma. Para serem inseridos no mercado de trabalho consta muito a pratica e a teoria, e também a vontade de aprender, profissionais autônomos críticos com capacidade de transformações.
Grande parte dos recém-formados tem algumas