Arte da persuasão
1. Sinopse: O vídeo começa mostrando as eleições e mandatos de George Bush e Tony Blair, e relacionando o uso de artifícios visuais com a manutenção de poder. Isso não é uma criação dos tempos modernos, voltando para o tempo do Stonehenge, conclui-se que tal estrutura tão grandiosa e bem feita necessitaria de um líder muito potente para organizar um grande número de pessoas e fazer uma obra daquelas. Desde o império romano a arte serviu como um método de persuasão, Alexandre O Grande criou a imagem do imperador perfeito, conquistando, assim, a população. Essas armas da arte foram sendo usadas constantemente ao longo da historia, desde Roma, até os regimes totalitários e as eleições presidenciais dos dias de hoje. 2. De acordo com o vídeo, o que consiste a arte da persuasão?
A arte da persuasão consiste em usar artifícios visuais para convencer as pessoas de algo que muitas vezes não é verdade. Alguns dos métodos usados são os usos de cores específicas para causar certos sentidos no público, bem como de mensagens subliminares que são imperceptíveis, mas que afetam o nosso subconsciente, preparação de cenários que provocam pensamentos favoráveis ao “líder”, como é o exemplo citado no vídeo, no qual Bush fica em um lugar a cima do povo, mas a ponto de ser considerado um deles, e entre outros.
3. Como as imagens simbólicas são utilizadas para persuadir?
As imagens simbólicas são utilizadas com o intuito de criar uma figura perfeita, porém imaginária. No exemplo de Alexandre O Grande, ele passou por varias etapas até chegar a imagem que lhe agradava, um líder com poder, confiante e que impõe respeito, mas ao mesmo tempo do povo, humilde. O que isso passa para o povo é uma sensação de conforto, assim aumentando a qualidade da região e intimidando as nações inimigas, do mesmo modo que atraindo outras pessoas para aderirem a certa ideia política.