Arte Carnavalesca
De origem pagã, o Carnaval chegou ao Brasil com os portugueses e o formato mais popular no Brasil, com escolas de samba, desfiles e belas fantasias, tomou forma na Paris do século XIX. O Rio de Janeiro se consagrou como um grande expoente do Carnaval, que hoje é sinônimo de Brasil na cultura mundial. -
O Carnaval do Rio de Janeiro é uma manifestação cultural e festa popular mundialmente famosa. Talvez a festa popular mais conhecida no mundo, sendo uma atração que chama atenção por todos os diferentes tipos de manifestação, como desfiles de escola de samba, bailes de carnaval, carnaval de rua, bandas e blocos de rua.
Do ponto de vista artístico cultural, o Carnaval é a ferramenta mais importante na construção da identidade do povo brasileiro e também da sua capacidade criativa, basta analisar as canções e os cenários e figurinos exuberantes. O consagrado pop artist Richard Hamilton certa vez destacou que as principais características de uma verdadeira obra de arte são transitoriedade, popularidade, sensualidade, humor, glamour, esperteza, jovialidade, produto de massa e alta rentabilidade financeira.
No Carnaval do rio, a arte se manifesta não só através das canções e marchinhas que mesmo depois das mudanças ocorridas nas manifestações artísticas do carnaval permaneceram com a mesma originalidade, mas também através dos desfiles das escolas de samba que a cada ano inovam as suas belas e exuberantes alegorias, e dos figurinos das rainhas, madrinhas de bateria, mestre sal, porta-bandeira, e os artistas que formam as demais alas, podendo destacar que alguns deles ainda saem na avenida com apenas pinturas no corpo o que engloba um outro tipo de arte que é o nu artístico.