Arte barroca
O barroco desenvolveu-se completamente em nosso país no século XVIII até o inicio do século XIX.
No Brasil esse estilo e claramente associado à religião católica,por todo país,há inúmeras igrejas construídas segundos os princípios barrocos.
Há,no entanto,muitas outras construções,cadeias,câmeras municipais ,moradias de pessoas ilustres –chafarizes que apresentam nítidas características barroca.
Duas linhas caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e mineração,igrejas com trabalhos feitos em relevo e madeira.
O barroco na primeira capital do país
A partir da segunda metade do século XVII ,a arquitetura das cidades mais ricas do Nordeste brasileiro começa a se modificar,ganhando formas mais elegantes e decorações mais requintadas.Mais somente no século XVIII houve total predominância do barroco.
Nessa época, Salvador tinha grande importância, alem de centro econômico da região mais rica do Brasil, era também a capital do país.
Em salvador e em todo nordeste, encontramos igrejas riquíssimas, como a igreja do convento de São Francisco de Assis na capital baiana, que recebeu o titulo igreja mais rica do Brasil cuja construção teve início em 1708,impressiona pela sua rica decoração inferior.
O ciclo da cada leva o Barroco a Pernambuco e Paraíba
No século XVIII,Recife conheceu um grande crescimento econômico ,pois foi sede,a partir de 1759,da companhia comercial de Pernambuco e Paraíba,empresa que promoveu a produção e comercialização de tabaco,açúcar algodão e madeira de lei.
Dessa época as construções barrocas mais cuidadas,que ainda hoje testemunham o período de riqueza da capital pernambucana.
A igreja de São Pedro dos clérigos cuja as obras começaram em 1728,segundo projeto Manuel Ferreira Jácome,mais só foram concluídas em 1782.
Em João Pessoa capital do estado de Paraíba,encontra-se o convento franciscano de Santo Antônio,este conjunto é