Arte barroca
Arte Barroca
Índice Introdução 3 Nascimento do Barroco 4 Características gerais do barroco 5 Arquitetura 6 Características da arquitetura 6 Grandes vultos arquitetónicos 7 Pintura 8 Características da pintura: 8 Grandes pintores 9 Escultura 10 Características da escultura: 10 Grandes escultores 10 Literatura 11 O Teatro e a Música barroca 12 O teatro: França, Inglaterra e Itália 12 A música barroca 14 O barroco em Portugal 15 Grandes obras 16 Conclusão 18 Bibliografia 19
Introdução
Este trabalho tem como tema “A arte barroca” e é realizado para a disciplina de História, tendo a finalidade de fazer com que, procurando informação, eu me vá instruindo nesta matéria. Com ele pretendo ficar a conhecer melhor este estilo artístico. Através da realização desta pesquisa tenho como objetivo reunir todos os elementos próprios do tema. Pela procura das características e dos principais vultos irei tentar estudar e ficar a conhecer o barroco. A noção que tenho de barroco é pequena e restringe-se a alguns pormenores. A busca de informação que realizarei ajudar-me-á a construir ideias concretas e a organizar os meus pontos de vista.
Nascimento do Barroco
O nome “barroco” deriva da palavra espanhola barueco (que simbolizava uma pérola de forma irregular) e foi atribuído no final do século XVII a este estilo, contendo uma intenção pejorativa derivada ao facto de nessa altura este período ser ainda visto como a fase de decadência do Renascimento. Apenas nos inícios do século XX é que o barroco é devidamente reconhecido.
Este novo estilo artístico – o barroco – nasceu em Itália (Roma), a partir das experiências maneiristas de finais do século XVI e rapidamente se expandiu para outros países europeus, atingindo mais tarde as colónias espanholas e portuguesas da América Latina e da Ásia.
Ao contrário da simplicidade e serenidade do estilo renascentista, o barroco caracterizava-se pelo