Arte abstrata
POR MERCADO ARTE EM 08/09/2014ARTE ABSTRATA
A arte abstrata ou abstracionismo surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, ele marcou seu estilo abstracionista.
Outro artista que ganhou grande destaque no cenário da arte abstrata foi o holandês Piet Mondrian. Alfredo Volpi – Bandeirinhas
Quando a arte abstrata surgiu provocou muita polêmica e indignação na elite europeia. Chocados com aqueles formatos considerados “estranhos” e de mau gosto, a arte abstrata quebrou com o tradicionalismo, que buscava a representação realista da vida e também das coisas, tentando imitar sempre com perfeição a natureza.
O abstracionismo utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra. Esse movimento se divide em duas tendências: abstracionismo lírico e abstracionismo geométrico.
No abstracionismo lírico, abstracionismo expressivo ou ainda abstracionismo informal inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma “necessidade interior”. Aparece como uma reação a Primeira Guerra Mundial e foi influenciado pelo expressionismo, mais propriamente pelo movimento O Cavaleiro Azul. Para compor uma arte imaginária, inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição. As características da arte não figurativa são as formas orgânicas e as cores vibrantes. A pretensão desse movimento é transformar manchas de cor e linhas em ideais e simbolismos subjetivos.
O abstracionismo geométrico ou formal foca na racionalização que depende da análise intelectual e científica, as formas e as cores devem ser organizadas de maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma concepção geométrica. Esse movimento recebeu influência do cubismo e do futurismo.
O termo Neoplasticismo