ART RIA DE BOSTON
The Big Dig foi o projeto de rodovia mais caro dos Estados Unidos.Embora o projeto foi estimado em 1985 em US $ 2,8 bilhões (em 1982, E.U. $ 6,0 bilhões ajustados para a inflação em 2006; mais de 14,6 bilhões (8,08 bilhões em 1982)de impostos federais e estaduais a partir de 2006.
O projeto tem efetuadas detenções penal, devid à escalada dos custos, a mortes e as acusações de má execução e utilização de materiais precárias. Restituição de 108 milhões dólares por "trabalho malfeito". Em 23 de janeiro de 2008, foi noticiado o consórcio que supervisionou o projeto, pagaria 407 milhões em indenização pela fiscalização deficiente dos subempreiteiros (alguns dos quais cometeram fraudes), bem como se assume como principal responsável pela morte de um motorista.
No entanto, apesar de admitir a fiscalização deficiente e negligência como parte do acordo, a empresa não está impedida de concorrer em licitação para contratos com o governo no futuro.
Este projeto foi desenvolvido em resposta ao congestionamento de tráfego nas ruas historicamente emaranhadas de Boston, que foram estabelecidos muito antes do advento do automóvel.
Em meados do século XX o tráfego de automóvel no centro da cidade era extremamente congestionado, especialmente para as viagens na direção norte-sul.
O Comissário das Obras Públicas, William Callahan, ficou encarregado de criar planos para uma via expressa elevada, o que acabou sendo construída entre a zona baixa e a zona portuária. Esta "Central Artery" (conhecido oficialmente como o John F. Fitzgerald Expressway) deslocou milhares de