Art Nouveau
A art nouveau é um estilo artístico que interessa mais para as artes aplicadas (como a arquitetura, o design e as artes decorativas, por exemplo).
Na verdade, o art nouveau é conhecido por uma série de outros nomes, como jugendstil, modernista, secession, estilo Glasgow, estilo Liberty, stile Floreale ou Szecesszió.
Isso porque ele desenvolveu-se em vários países, recebendo nomes em diferentes línguas. Contudo, o nome que é usado na atualidade para referir-se a esse estilo é art nouveau.
Basicamente, ele surgiu logo após um período de industrialização na Europa, em que as pessoas buscavam trazer de volta a “humanidade e a natureza” – e também, aumentar o luxo de alguns ambientes, na belle époque europeia. Como as técnicas para manipular materiais como o ferro e o vidro estavam mais avançados, era possível criar as linhas sinuosas e formas orgânicas necessárias para reproduzir formas da natureza na arquitetura e em objetos cotidianos.
Aprofundando na Origem da Art Nouveau
No século XVIII, o processo de industrialização provocou um grande número de transformações na Europa. Em pouco tempo, os centros urbanos eram tomados por trabalhadores que assumiriam os seus postos de trabalho nas fábricas. A rotina de milhares de pessoas era agora determinada por uma jornada de trabalho e subordinada à eficiência das máquinas. Ao mesmo tempo, a tecnologia possibilitava a produção em massa de mercadorias a serem consumidas em diferentes lugares do mundo.
Ao longo desse processo, observamos o nascimento de um forte interesse em conciliar a demanda acelerada por manufaturas das indústrias e as limitações impostas pelo trabalho artesanal. A fabricação em grandes escalas podia, cada vez menos, se sujeitar ao detalhismo e à demora do artesanato. Por volta de 1830, o governo britânico incentivou a criação de escolas de desenho que preparassem profissionais comprometidos com o desenvolvimento de um design aliado à produção industrial.
John Ruskin (1819 –