Arranjo físico - layout
Há vários layouts, dentre eles: do produto, cujo é o arranjo físico no qual os recursos de transformação e as tarefas são projetadas para permitir um fluxo linear e seqüencial de materiais ao longo da linha de produção.
O layout posicional, o produto permanece fixo enquanto esta sendo processado, esse layout não é apropriado para grandes volumes de produção, mas responde à necessidade de customização de um produto volumoso.
O layout funcional, executa os recursos de transformação não agrupados de acordo com o tipo de processo que é executado, buscando minimizar as distancias percorridas por esses recursos.
Layout celular combina com o layout de processo e produto, funcionam de forma bastante semelhante, esse arranjo é típico de lojas de departamento que tem várias ações especificas, confere também maior eficiência ao manuseio do material e das ferramentas, bem como o manuseio de estoques.
2. Qual o principal objetivo do planejamento do layout?
O principal objetivo do planejamento do layout é permitir que trabalhadores e equipamentos operem de maneira eficiente e eficaz, minimizando o desperdício de materiais e tornando os arranjos físicos mais seguros, atraentes e acessíveis para funcionários e consumidores, em outras palavras, busca-se simplificar o fluxo de informação, de materiais ou pessoas pela organização, melhorando a produtividade e facilitando o processo de comunicação e coordenação das atividades desenvolvidas.
3. Quais são os tipos de layout? Características de cada um.
Arranjo físico posicional caracteriza-se por produto fabricado de grandes dimensões, poucas unidades fabricadas, produto fica fixo e os recursos produtivos dirigem-se a ele equipamentos de alta flexibilidade.
Arranjo físico funcional suas características são: maquinas e equipamentos ficam fixos e o produto se movimenta, produtos e roteiros são muitos variados, utilizado em sistemas de produção intermitente, maquinas e equipamentos