arranjo físico celular
O arranjo físico do tipo celular procura unir as vantagens do arranjo físico por processo, com as vantagens do arranjo físico por produto. A célula de manufatura consiste em arranjar em um só local, conhecido como célula, máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os materiais necessários, porém o deslocamento ocorre em linha. Alguns gerentes de produção se referem ao arranjo celular como mini linhas de produção.
A figura abaixo mostra um exemplo de arranjo físico por processo, com cinco agrupamento de máquinas similares que fazem a mesma operação.
Em Seguida é mostrado como transformar esse arranjo físico por processo em um arranjo físico celular, onde as máquinas foram reposicionadas de forma que cada célula é capaz agora de produzir o produto completo.
As máquinas que eram agrupadas em função do tipo de processo, agora são distribuídas em células encaregadas de produzir ua familia de produtos do início ao fim. Esses arranjos podem ser encontrados em vários tipos de organizações, não se restringindo apenas a área industrial.
VANTAGENS DO ARRANJO FÍSICO CELULAR
Aumento da flexibilidade quanto ao tamanho dos lotes por produto: quando as máquinas são posicionadas em células, destinadas a uma família de produtos, o tempo de set-up acaba por se reduzir, uma vez que menos tipos de famílias de produtos serão produzidos nessas celulas. Com redução do tempo de set-up é possivel diminuir o tamanho dos lotes de produção tornando a operação mais flexível;
Diminuição do transporte de material: as distancias percorridas pelos materiais em uma celula de produção são geralmente menores que o caminho percorrido pelo material em um arranjo físico por produto ou processo. A proximidade das máquinas e equipamentos na celula faz com que a necessidade de movimentação seja reduzida. Na maioria das vezes, isso elimina a necessidade de equipamentos de movimentação dispendiosos entre um