Arquivo Aula 10
Objetivos:
Ao termino da aula 9 e 10 o educando deverá ser capaz de entender a distinção entre micro e macro ambiente, saber conceituá-los, classificar os elementos ambientais dentro desta categorização: micro e macro ambientais; e compreender a inter-relação entre estes elementos e as decisões estratégicas de marketing. Introdução:
Vimos até agora a distinção entre micro e macro ambientes, entre ambiente interno e externo, mas precisamos detalhar os elementos que devem ser analisados em cada um destes cenários. Estes fatores representarão oportunidades e ameaças (elementos externos), fraquezas ou pontos fortes (elementos internos) em nosso negócio.
1. Microambiente:
1.1 A empresa
Já detalhamos na aula 8 que o ambiente interno consiste em elementos que a empresa controla (como o preço de seus produtos, a praça ou forma de distribuição, as características do produto/serviço que fabrica ou revende; e ainda seus funcionários); afinal estes elementos estão dentro da empresas.Mas há também elementos externos que veremos a seguir 1.2 Fornecedores:
Muitas empresas não avaliam com precisão a importância que tem este elo na corrente produtiva de valor da marca. Uma marca pode ser seriamente prejudicada por falhas de equipamentos ou peças vindas de fornecedores que não tem uma preocupação de marketing voltada a seus produtos ou aos seus clientes. É o que ocorreu no Brasil no caso dos celulares Motorola que explodiam nas calças das meninas. Duas ocorrências em um intervalo curto de tempo levou à mídia uma superexposição negativa da marca Motorola, Mas o caso era que a bateria fabricada pelo fornecedor era de baixa qualidade, isso levou a prejuízos em vendas, no valor da marca e na participação mercadológica da marca.
1.3 Intermediários de Marketing:
Este nome servirá para representar todos os elos da corrente comercial que leva o produto do fabricante