arquitetura
•
•
•
•
Alexandre T. Reinstein
Gabriel Galvao Garbes
Leandro Oliveira
Ricardo Feitosa
Enterprise architecture key in IT governance
Ideia
Ideia defendida defendida pelo pelo autor autor O autor defende que a Arquitetura Corporativa se usada como um recurso estratégico pode gerar vantagem competitiva permitindo o alinhamento, a integração e redução de tempo. Defende ainda que deve existir sinergia muito grande entre a governança corporativa, TI e arquitetura empresarial possibilitando aumentar o valor agregado a companhia e reduzir custos. O autor cita também uma tendência de mercado que demonstra que o alinhamento de TI com os objetivos de negócio podem gerar um maior valor agregado e assim tornar a empresa mais alinhada com as necessidades internas e com sua estratégia empresarial, sendo um diferencial competitivo no mercado. Porém sem um forte engajamento da empresa, a Arquitetura Corporativa fica apenas na teoria, e não traz os benefícios esperados pelos gestores e organização.
Argumentos
Argumentos
utilizados utilizados na na defesa defesa da da ideia ideia “Arquitetura corporativa como um recurso estratégico de negócios, e até mesmo como uma fonte de vantagem competitiva...” “Stuart Macgregor, CEO do Real IRM e The Open Group África do Sul, discute como uma abordagem sinérgica entre governança corporativa e de TI e a arquitetura empresarial podem aumentar o valor de uma organização, reduzindo custos. “ “Sem isso, a arquitetura corporativa continuará a ser um conceito teórico que vai deixar de oferecer os benefícios de negócio desejados...” “Pesquisas indicam que a maioria dos entrevistados acredita que a governança de TI melhorou o alinhamento de TI com os objetivos de desempenho da empresa...”
Parecer
Parecer do do grupo grupo Concordamos com o artigo e entendemos que as organizações que possuem um processo de governança ativo, alinhado com TI e com a