Arquitetura
Antonio Castelnou
Introdução
Denomina-se CLASSICISMO o realismo nacionalista dos antigos gregos, no século V a.C., depois incorporado pelos romanos, em que a arte era considerada tão importante quanto a ciência, ambas guiadas pela filosofia.
Os principais valores da ARTE CLÁSSICA eram a harmonia, a unidade, a exatidão e a perfeição, as quais deveriam estar presentes em todas as ações humanas, de modo a situar o homem idealizado como centro da natureza.
Ágora de Atenas
(Reconstituição: 300 aC, Procissão Panatenaica)
De modo geral, as cidades gregas tinham traçado irregular e eram cercadas por altas e majestosas muralhas, de cujo portão principal partia o caminho para a ÁGORA, que era a praça do mercado, ou seja, o local de assembléia e encontro comunal, onde toda a população urbana se juntava e opinava.
Ágora de Priene
(Reconstituição: 350 aC)
Ágora
Vista atual de Atenas
Akropole
Contudo, seu núcleo urbano consistia na AKROPOLE, um morro defensável, sem ser muito alto, que era uma praça forte que mantinha a vigilância sobre a cidade e seus campos cultivados, além de se constituir em refúgio e domicílio do rei nos tempos primitivos; e, depois, concentrar os templos simbólicos.
Akropole de Atenas
(Reconstituição: 400 aC)
Ágora da cidade-colônia de Miletus (c. 490 aC, Grécia)
N
6
Antes mesmo do período clássico, os gregos já tinham começado a dispor algumas CIDADESCOLÔNIA – como capitais para nações-estado ou substituição de cidades destruídas pelos persas e outros – em um plano organizado, com ruas que se cruzavam regularmente a ângulos retos.
1 Agora 2 Buleuterion 3 Ginasium 4 Termas 7 8 9 10 2 11 12
5 4 3
1
N
5 Delfinion (Santuário de Apolo) 9 Mercado 6 Termas romanas 10 Ágora setentrional 7 Pórtico do porto 11 Armazéns 8 Heroon (Tumba monumental) 12 Termas de Faustina
Império Macedônico
O HELENISMO como forma de vida e cultura criou raízes e se propagou, especialmente pela sua adoção por povos de outras origens.