ARQUITETURA
Edificações Habitacionais — Norma de Desempenho
Carolina Ferreira – RA 20175734
O mercado da construção civil residencial cresceu muito nos últimos anos no Brasil e as regulamentações não estavam perfeitamente delimitadas. Assim viu-se a necessidade de regular o setor e estabelecer parâmetros para incorporadores, construtoras, usuários, fornecedores e fabricantes de matérias primas, foi desenvolvida a NBR 15575.
O foco desta Norma está nas exigências dos usuários para o edifício habitacional e seus sistemas, quanto ao seu comportamento em uso.
A abordagem desta Norma explora conceitos que muitas vezes não são considerados em Normas prescritivas específicas, como, por exemplo, a durabilidade dos sistemas e a manutenção da edificação.
O Documento está dividido nos seguintes tópicos:
Parte 1: Requisitos Gerais, Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais, Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos, Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas – SVVIE, Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas, e Parte 6: Requisitos para os sistemas hidro sanitários.
Na primeira parte a norma é apresentada, explicando sua criação, os motivos para seu desenvolvimento, depois são apresentadas as normas usadas como referência (uma espécie de glossário com os termos do setor e suas definições), seguido das exigências dos usuários, das incumbências dos intervenientes (construtores, especificadores, fornecedores, etc...), da avaliação de desempenho (metodologia, amostragem, etc).
Depois seguem explicações/definições para:
-Segurança: que consiste em Segurança estrutural (fissuras, deslocamento, deformações, resistências dentre outras); Segurança contra fogo (portas corta fogo, matérias que não alastrem o fogo, escadas e saídas de emergência e atc); Segurança no uso e na operação (instalações elétricas, vedação, qualidade dos