arquitetura
O D.E.R (Departamento de Estradas de Rodagem) foi a área de maior proporção escolhida para revitalização. A ideia é unir o útil ao agradável. Por se tratar de uma área bastante extensa, decidimos dar uma nova função ao terreno,diminuindo a zona de atividades do D.E.R, deslocando a Prefeitura e construindo um Centro Cultural ao lado, tornando aquela região um subcentro.
A função do Subcentro é criar uma cidade dentro da cidade, com um comércio de vários segmentos. Levando para aquela região bancos, lojas de roupas, farmácias, escolas profissionalizantes, parques e etc. Isso acontece quando o Centro não suporta a função de única área comercial e de serviços da cidade, passando assim a dividir seu papel com áreas densamente habitadas.
A ideia do Centro Cultural é inovar e trazer melhorias para aquela área. Contendo um Hall/salão amplo e arejado com poltronas para leitura, grandes janelas de vidro para maior aproveitamento da iluminação natural. Um planetário no segundo andar para .............
Uma sala de cinema onde serão apresentados documentários históricos no subsolo com funcionamento aos finais de semana.
Os benefícios desse projeto são bastante claros. Direcionar maior fluxo de pessoas, comércios e mais iluminação para aquela região. É importante ressaltar que durante a noite o fluxo de pessoas diminui, assim como a iluminação é menor, tornando a área menos segura.
A área do fundo de vale também recebeu mudanças na iluminação.