arquitetura
O termo concerne toda a “arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes para as diversas atividades humanas” (HOUAISS, 2008), sendo que os feitos arquitetônicos caracterizam a época e a cultura de determinado povo, não sendo apenas construções, pois carregam a história das civilizações ao longo da existência humana.
Já imaginou como seria se não houvesse ordem e organização nas construções? Cabe à arquitetura organizar de forma objetiva o espaço para que cada construção cumpra a sua finalidade. Além disso, a arte de construir visa expressar-se por meio de estruturas físicas e nesse contexto é estudada a fim de compreender o homem que a espelhou. Afinal, toda obra humana é reflexo de suas crenças, concepções, vivências, época, etc.
Sendo assim, esta seção apresenta artigos sobre a arquitetura de distintos povos e as peculiaridades dessas construções, suas características inerentes e a época que as demarcam.
É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.
Dúvida do Vestibulando
A simbologia e os