arquitetura
Será que os grandes arquitetos gregos fizeram maquetes antes de por em pratica o grande plano que como consequência tiveram gigantescos palácios, teatros, santuários, templos, ou apenas foram arriscando e como sabemos quais foram os problemas que enfrentaram mais a frente, sendo que não há registro de maquetes gregas na historia? É o que saberemos ao iniciar esse estudo
Modelos Egeanos
Quanto ao contexto arqueológico, em termos gerais, os objetos do Minóico Médio e Minóico Recente (anteriores a 1.400 a.C.) foram encontrados enterrados em terraplenos, aterros ou buracos junto a edificações palacianas, e há também exemplos de modelos do Minóico Médio encontrados junto a sepulturas.
O Modelo de Arkhanes
Os vários elementos arquitetônicos presentes no modelo de Arkhanes assemelham-se aos elementos reais encontrados nas ruínas e restos da arquitetura minóica. Mais do que uma semelhança específica entre Arkhanes e este ou aquele exemplo particular, o que pode ser percebido, tanto no modelo reduzido quanto em vários exemplos da arquitetura da época, são os mesmos princípios de composição e as mesmas soluções plásticas tradicionais da arquitetura protopalaciana minóica.
Os princípios de composição arquitetônica tradicionais na arquitetura protopalaciana minóica e presentes no modelo de Arkhanes são os seguintes:
- Assimetria. Arranjos pouco rigorosos sem eixos de simetria rígidos;
A identificação no modelo de Arkhanes do conjunto de princípios de composição arquitetônica da época e de um conjunto de elementos arquitetônicos típicos seriam indícios de que trata de uma “maquete de arquiteto”?
Ilse Schoep interpreta o modelo de Arkhanes como um “modelo feito em escala para visualizar aspectos arquitetônicos concretos”.
Esses aspectos, no entanto, não parecem suficientes para caracterizar Arkhanes como “maquete de arquiteto”.
Assim como no caso