Arquitetura
(Residência)
1. INTRODUÇÃO
A palavra projeto significa, genericamente, intento, desígnio, empreendimento e, em sua acepção técnica, um conjunto de ações, caracterizadas e quantificadas, necessárias concretização de um objetivo. Embora este sentido se aplique a diversos campos de atividades, em cada um deles o projeto se materializa de forma especifica.
O objetivo principal do projeto de arquitetura da Edificação é a execução da obra idealizada pelo arquiteto em conjunto com o cliente. Essa obra deve se adequar aos contextos natural e cultural em que se insere e responder às necessidades do cliente e dos futuros usuários do edifício.
As exigências dos clientes e usuários se exprimem através do programa de necessidades que define metodicamente o objetivo do projeto.
Este ‘plano de trabalho’ tem o intuito de apresentar ao cliente as condições de contratação e remuneração da prestação de serviços do Arquiteto, sendo assim uma referência para negociações, visando estabelecer um acordo justo e equilibrado entre as partes. Objetivam, sobretudo, segurar um padrão de qualidade para os serviços prestados.
As condições de contratação e remuneração descritas neste documento foram definidas e aprovadas pelo Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil, seguido pela Associação Goiana de Escritórios de Arquitetura e Arquitetos e referem-se ao projeto completo de Arquitetura da Edificação, conforme definido nos itens 3 e 4.
2. OBJETIVOS
O presente documento tem por objetivos:
Discriminar as fases do projeto e as etapas de trabalho de cada fase.
Apresentar a fixação dos honorários profissionais respectivos.
Normalizar as condições de contratação do projeto de Arquitetura da Edificação;
Fixar os serviços cobertos e descobertos pela remuneração estabelecida;
Definir e caracterizar os principais componentes da remuneração profissional.
3. FASES DE PROJETO
O projeto de arquitetura da edificação compreende as fases de Elaboração do