Arquitetura
Portanto é importante olhar para frente, mas não tão para frente quando o assunto são as carreiras de nosso caminho, porque certamente vamos encontrar muitos desvios nessa jornada. Quando o assunto é vida em um sentido mais amplo, esta também é meio avessa a planejamentos. As circunstâncias teimam em nos tirar dos trilhos que polimos com tanto esmero.
Se eu puder dizer que aprendi alguma coisa em mais de meio século de vida, essa coisa é que devo estar muito mais preparado e configurado para mudanças do que para alguma carreira específica. Quero dizer, algo como o soldado que dorme semi vestido para a batalha, porque a qualquer momento pode soar o alarme.
Isso não significa que eu não possa buscar o auxílio de consultores ou de literatura específica para a carreira que pretendo seguir nos próximos cinco minutos. É claro que não posso parar nunca de me especializar em alguma coisa, mas preciso aprender a fazer isso com a cabeça de um generalista.
Vou dar um exemplo. Minha formação é em arquitetura e urbanismo, mas hoje atuo em marketing. Em algum momento de minha jornada um desvio quase imperceptível foi me levando para um novo rumo, mas nesta atual configuração eu uso muitos dos conceitos que aprendi em arquitetura, porque no fundo a coisa funciona do mesmo jeito.
Do mesmo modo como o arquiteto procura detectar, analisar e atender necessidades e desejos do morador de uma habitação ou da escola que vai ocupar um prédio, a criação de um produto passa pelo mesmo processo de planejamento de