Arquitetura
A seguir, apresentam-se algumas etapas do processo de projeto de referência, por sua importância para o processo e pela necessidade de dominar as metodologias para aplicá-las de modo efetivo.
O programa de necessidades
O processo de projeto de referência que leva à construção de escolas de qualidade relaciona-se à importância do programa que representa as necessidades e desejos dos futuros usuários. A etapa do programa de necessidades consiste na reunião do material de referência necessário ao desenvolvimento do projeto, à organização e apresentação clara de dados, para obter as informações diferenciais das etapas seguintes do projeto. Incluem-se dados técnicos (de legislação e conforto ambiental; técnicas construtivas preferidas etc.) e de aspectos conceituais, como projetos de referência, esquemas que relacionam as metodologias pedagógicas da escola com as possíveis soluções espaciais, as avaliações pós-ocupação já realizadas, estudos de caso, e muitas vezes, análises detalhadas do local da futura construção. Os levantamentos preliminares podem indicar outras pesquisas específicas, como por exemplo, estudos de ruídos urbanos, índices de alagamentos ou enchentes, para configurar situações de risco de um novo empreendimento escolar.
Na fase do programa de necessidades, examinam-se fatores que afetarão a qualidade dos espaços de ensino, com base em debates e, por essa razão não pode faltar a participação de usuários atuais ou futuros, ou usuários escolhidos para representar alunos, pais, funcionários e membros da comunidade.
Coletadas as informações e definidos os requisitos, a documentação completa do programa deve incluir diagramas que permitam ao projetista compreender a variedade e profundidade dos dados apresentados, além de instigar diferentes leituras a partir desses gráficos. É a primeira tradução da informação para o desenho, linguagem comum a todas as fases que conduzem à materialização do edifício. Os diagramas