Arquitetura
Hidráulica Urbana
Sistemas de abastecimento de água. Esgotos sanitários. Galeria de águas pluviais. Drenagem urbana.
HIDRÁULICA APLICADA
Sistema de Abastecimento de Água
A fim de termos uma visão global de um sistema de abastecimento de água, com tratamento, observemos a figura a seguir, na qual veremos as diferentes etapas pelas quais a água passa até se tornar potável, ou seja, para que possa ser bebida sem riscos de contaminação.
Sistema de captação, tratamento e distribuição de água.
Fases do sistema de abastecimento
Captação. Tratamento. Distribuição.
Captação
É a coleta de água bruta proveniente de rios, lagos, barragens, nascentes etc.
ETA: Estação de Tratamento de Água - Macapá
Chegada da água bruta - Calha Parshal
Tratamento
ETA – Estação de Tratamento de Água Coagulação. Filtragem. Desinfecção.
Coagulação
• Na fase de coagulação é adicionado à água bruta um produto químico chamado Sulfato de Alumínio cuja função é provocar uma atração entre as impurezas em suspensão na água, formando pequenos flocos.
Sulfato de Alumínio
Coagulação
• Floculação.
Tanques para floculação
Decantação
• Á medida em que os flocos se unem, vão ficando mais densos e mais pesados, por isso começam a afundar e se depositam no fundo dos tanques, deixando a água mais clara e com um melhor aspecto.
Floculação e Decantação
Filtragem ou filtração
• Após a decantação a água passa por um outro processo chamado de filtragem ou filtração que consiste em um filtro que retém os flocos que não decantaram, bem como parte das bactérias e demais impurezas ainda em suspensão na água.
Desinfecção
• Após a filtração a água se destina a um outro tanque onde recebe os demais produtos químicos. Cloro: Para eliminar as bactérias que passaram pelo filtro. Fluor: Para prevenir a cárie. Cal hidratada: Para corrigir a acidez da água.
Cloro
Flúor
Cal hidratada